Novo artigo para o blog

Professor, artista plástico, escritor, autor, compositor, produtor cultural e músico.
Músico e compositor desde a adolescência, década de 80, Flavio Pacheco é um dos precursores da divulgação de música autoral na cidade de Rio do Sul, SC. Suas melodias imprimem leveza às angústias , melancolia aos pressentimentos e às dores, alegria aos fatos trágicos. São, certamente, uma biografia.
"Violão", sua primeira canção divulgada em rádio e sucesso em 2000, foi gravada com a banda Da Telha Sai Coisa, composta por Flavio Pacheco (voz, violão, guitarra), Gaspar Machado (voz, percussão, harmônica) e Claudio Büttner (contrabaixo), do final da década de 90 e início dos anos 2000.

Sua mudança para a cidade de Itapema o levou a novos projetos, tendo sido um dos criadores da banda Huaum, conhecida na cidade, onde conheceu os excelentes músicos Tinho Santos (violonista) e Pé Lopes (baterista) e com quem divulgou a música "Costa Esmeralda", que canta as belezas da região da orla catarinense assim intitulada. O fim de seu trabalho com a banda Huaum foi conturbado, culminando no registro indevido de várias de suas letras por parte de um antigo parceiro. Apenas mais um dos problemas que as drogas lhe trouxeram: Flavio Pacheco foi considerado definitivamente excluído da sociedade, tal era sua adicção, a ponto de alguém que se considera músico e cidadão honesto se julgar em direito de tomar sua obra, a despeito do conhecimento de todos da autoria da mesma. De experiência positiva, Flavio carrega as memoráveis apresentações em parceria com Tinho Santos em bares de Itapema, Balneário Camboriú, Porto Belo e Bombinhas, onde além de música própria foram feitas performances marcantes, e dos shows com Usmusgus, banda constituída por Flavio Pacheco (voz, violão e guitarra), Tinho Santos (voz, violão e guitarra), Pé Lopes (bateria), Márcio (contrabaixo) e Gica (percussão), que tinha como base a apresentação de música autoral.

Desde 2011 Flavio Pacheco retornou à terra natal e hoje vive em Lontras, pequena cidade vizinha a Rio do Sul, e na região já se tornou conhecido como professor de violão e guitarra da Escola Modelo de Rio do Sul, do Espaço Cultural Casarão e no Refúgio da Lagarta Verde em Lontras. Mais de 100 adolescentes não só estudam violão, mas passam por exercícios de música, canto e performance. Flavio não é mais visto tocando na noite, mas não são raras suas aparições em apresentações de música autoral , tais como sua participação como guitarrista na banda Tin Tin Dao, no Grito Rock 2012 de Rio do Sul, ou em suas apresentações solo no Grito Rock 2013, 2014 e Palco Giratório no SESC.
Seu sentimento de liberdade e de vitória diária na luta contra as drogas químicas, das quais foi dependente por duas décadas, dão ânimo e disposição para que suas criações sejam aos poucos registradas, ainda em caráter preliminar, preparando-se para lançar o primeiro CD independente, gravado no estúdio Marquez Áudio e Vídeo. Tal registro tem libertado a mente de Flavio Pacheco para novas criações.

Escribir comentario

Comentarios: 1